O treino de força baseado na velocidade existe há décadas, no entanto estava reservado exclusivamente para atletas de elite e treinadores que utilizavam tecnologia acessível a poucos. Recentemente, avanços tecnológicos permitiram que esta nova forma de treino se tornasse acessível e se expandisse a nível internacional.
Aplicar esta metodologia no treino de força veio permitir um elevado grau de individualização e controlo da carga impensável até há pouco tempo. É, sem dúvida, uma metodologia que irá diferenciar os treinadores que consigam aplicá-la no seu dia a dia.
O curso divide-se em 3 módulos:
A) Introdução à metodologia;
B) Perfil Força-Velocidade;
C) Protocolos de treino.
No 1º módulo será feita uma abordagem e contextualização que abrange os instrumentos validados, as vantagens da sua utilização, como e com quem aplicar.
No 2º módulo abordamos o perfil de força-velocidade, como o determinar , com apresentação de exemplos práticos.
O 3º módulo contempla a prescrição de treino recorrendo à velocidade de execução, aos protocolos mais utilizados, com exemplos práticos elucidativos da sua aplicabilidade.
Se és um treinador experiente sabes que existem limitações na prescrição recorrendo a %RM, repetições máximas ou RPE. Esta nova forma de controlar, calibrar e prescrever o treino de força permite responder a essas limitações, dando aos treinadores que a aplicam atingir um estatuto de excelência.