Treino da Mobilidade Articular

O treino da Mobilidade Articular tem vindo a ganhar um enorme espaço no contexto do fitness. Em detrimento do conceito tradicional de flexibilidade e dos correspondentes alongamentos passivos estáticos, novos métodos têm sido propostos na perspetiva do aumento do controlo neuromuscular por parte dos clientes.

A flexibilidade tem sido uma capacidade motora de reconhecida importância no contexto do Fitness. No entanto, apesar da evidência científica histórica e também a mais recente, a controvérsia relativamente aos seus benefícios e aos seus métodos persiste na nossa área de intervenção profissional. Como prescrever? Quando prescrever? Porquê prescrever? Em que condições prescrever?

Neste curso, abordam-se primeiramente as questões mais conceptuais, justificando-se desde logo uma alteração na designação. A crescente utilização do termo Mobilidade parece expressar de forma mais adequada o que se pretende aplicar e desenvolver nos clientes, pelo que novas abordagens baseadas na evidência são apresentadas, para além dos tradicionais e recorrentes alongamentos passivos estáticos realizados no final das sessões de treino. Assim, do ponto de vista teórico-prático, são apresentados diversos exemplos de outros métodos que colocam em perspetiva não só o aperfeiçoamento da amplitude articular, mas principalmente o aumento do controlo neuromuscular aquando da execução dos diferentes exercícios. Neste âmbito, são sugeridos os exercícios ativos isolados e os exercícios dinâmicos e sua correspondente dinâmica da carga tendo em vista a sua eficácia. Espera-se que, em função desta análise construtiva que esteve na origem deste curso, os profissionais possam alterar a sua intervenção profissional, ajustando a sua abordagem tendo os princípios da individualidade e da especificidade como referência.

  • 9 aulas
  • 1 teste de avaliação
  • Certificado creditado
  • Atribui 0.40 unidades de crédito para revalidação dos títulos profissional de Técnico de Exercício Físico (TPTEF) e Diretor Técnico (TPDT).
Rui Batalau
  • Coordenador Regional e Formador na Fitness Academy – CET, Master Specialist in Integrative Training e Master of Personal Training
  • Coordenador Científico das Pós-Graduações Fitness Academy / ISMAT
  • Docente Universitário de Anatomofisiologia, Fisiologia do Exercício, Fitness II e Fitness IV (ISMAT – Portimão, Grupo Lusófona)

Treino da Mobilidade Articular

Em qualquer lugar

O conteúdo estará sempre disponível, em qualquer lugar, a qualquer hora.

Tu decides quando

Assiste quando quiseres, respeitando o teu ritmo de aprendizagem.

O próximo nível

Eleva o teu conhecimento e obtém os melhores resultados.

+ 0

Mais de 2000 profissionais já se inscreveram nos cursos da Online Academy.

Agora é a tua vez!

2020 © Grupo Academy . Todos os direitos reservados